terça-feira, 21 de agosto de 2012

Oleaginosas do bem



Hoje pensei que seria legal trazer umas informações sobre o consumo de oleaginosas, já que se sabe da importância de acrescentar porções dessas frutas ricas em gorduras do bem nas refeições, ou seja, as gorduras insaturadas que são ômega 3, ômega 6 e ômega 9.

Uma das características mais importantes das frutas e sementes oleaginosas é que são carregadíssimas em nutrientes que trazem vários benefícios à saúde, dentre eles estão o selênio, potássio, vitaminas, fibras, ácido fólico e proteínas.

Dentre as mais conhecidas estão as castanhas, nozes, amêndoas, amendoins e avelãs. Porém, podemos citar também pistache, macadâmia, semente de girassol e de abóbora.

No Brasil as mais comuns em termos nutricionais são as de linhaça e girassol (clima frio), gergelim, castanha do pará e de caju (clima quente) e abóbora.

Embora seja importante consumir um pouco todos os dias, é preciso moderação pois são bastante calóricas, apesar de saborosas.

O ômega 3, atua na diminuição dos triglicérides (um tipo de gordura assim como o colesterol), e viscosidade do sangue sendo eficaz no combate a arritmia cardíaca.

O ômega 6, pode ser considerado como um auxiliar na redução do colesterol total e o ruim (LDL). O uso deve ser equilibrado para não afetar o colesterol bom. Pode ser encontrado no óleo de milho, girassol, soja e oleaginosas.

O ômega 9 tem a mesma função do Ômega 6, porém não causa a redução do colesterol bom (HDL). É encontrado nos óleos de oliva e canola, azeitona, abacate e oleaginosas.

Para se ter uma ideia dos valores nutricionais das sementes e oleaginosas, darei dois exemplos:

Em 100g de sementes de girassol encontra-se 22,7g de proteínas, 100 mg de cálcio, 4,6 mg de ferro e 6,4 mg de zinco.

Em 100g de amêndoas há 20g de proteínas, 250 mg de cálcio, 3,9 mg de ferro e 3,8 mg de zinco.

Nos dois casos há mais proteínas que em 100g de tofu, 10g.

De qualquer forma, a maneira mais eficaz de se obter todos os nutrientes necessários para um corpo saudável e forte é variar bem a alimentação e obter conhecimento sobre o que consome.

Boa sorte e saúde para todos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário