sexta-feira, 18 de maio de 2012

Culinária japonesa - parte 2

Dando seguimento ao post de culinária japonesa - parte1, do missoshiru, um outro prato que é muito apreciado pela maioria das pessoas é o famoso Tempura. Este é muito raro de ser recusado, inclusive para aqueles que torcem o nariz para os pratos mais famosos como os sushis (que podem ser só aquele de arroz e filezinho de peixe cru por cima ou os enrolados em alga e recheados) e os "temidos"sashimis ( porções de filezinhos de peixe cru milimetricamente cortados). O tempura é um prato atraente que encanta até os paladares mais delicados.

Como sou vegetariana, em restaurantes japoneses peço tempura (lê-se tempurá) de legumes, e geralmente servem porções mistas, sendo os mais comuns compostos de brócolis, couve-flor, berinjela, batata doce e abobrinha. O tempura é basicamente um empanado e os de carne são feitos de frutos do mar.

Olha, já comi vários e em vários restaurantes também, e sempre são diferentes! Teve um restaurante que a massinha ficava quase esfarelenta, bem diferente, mas não é o tradicional.

O tempura acompanhado de gohan (arroz) fica uma combinação perfeita! Nossa, pegar o tempura, molhar no shoyu puro ou molho com shoyu e gengibre e comer com shirogohan (aquele arroz japonês cozido na água, levíssimo) é muuuuuito bom!

O segredo para a massa do tempura ficar super crocante e com aquele aspecto meio solto é...tchan tchan tchan tchan: a água gelada. ;-)

Nesta receita usei só dois tipos de legumes, brócolis japonês e espinafre, que fica divino!

Tempura de legumes

Ingredientes
  • 4 a 5 xícaras de legumes higienizados e já cortados em pedaços grandes (se usar berinjela ou abobrinha, corte em laminas longitudinalmente)
Para massa
  • 2 xícaras de chá de água gelada
  • 1 xícara de farinha de trigo (ou até que a massa fique cremosa, mas não espessa)
  • 1 colher de sobremesa rasa de sal
  • 1 colher de café de fermento químico em pó
Modo de preparo
  • Junte todos os ingredientes mexendo bem, até formar uma massa suave e uniforme
  • Mergulhe os legumes na massa cobrindo toda a superfície dos vegetais
  • Aqueça  óleo numa panela, até que fique bem quente e frite os vegetais
  • Deixe dourar de um lado e vire do outro
  • Retire e disponha em travessa com papel toalha para que enxugue um pouco do óleo
  • Sirva bem quente 
O shoyu dá um toque exótico adocicado que completa o sabor do tempura.







4 comentários:

  1. Vou ter que ir de novo na minha tia!!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso Claudia! Acredite nos seus dotes culinários! hihihi

      Excluir
  2. Adorei seu blog! Vou experimentar algumas receitas! Se tiver alguma de doce para diabéticos, seria legal porque minha mãe adora doces mas não pode por causa da diabetes... Parabéns! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane, fico feliz que gostou! Olha, não utilizo adoçante nas minhas receitas, mas creio que muita coisa dá certa substituindo por adoçante culinário. Vou testar algumas para postar logo que der! Fique acompanhando! Bjos

      Excluir